quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos

Sozinho na multidão...



A Rede Social (The Social Network, 2010) mesmo contando a história do Facebook, do qual tenho uma conta, não é o tipo de filme que me deixaria empolgado num primeiro momento. O que torna o filme interessante, além das atuações, é a forma como é contado pelo diretor David Fincher. Temos a constante impressão do sério e do fútil; sério por abordar questões como solidão, bullying virtual e amizade; fútil pelo modo de vida da nova geração, pelo alto preço pago por coisas sem valor algum. Também sério, quando mostra um jovem que de tão gênio quanto original, vive isolado em si mesmo, mesmo que rodeado de pessoas; Mark Zuckerberg aparece o tempo todo super concentrado em algo que escapa aos outros personagens e ao público; é como se ele no fundo não estivesse ali, mas muito distante, em lugares onde só sua lógica encontra veredas (no julgamento sua atenção é sempre cobrada); isso o torna um ser alheio, displicente, rancoroso e arrogante (a cena em que ele pergunta a uma moça “quem é você?” e quando ela lhe diz o nome ele fala “Sim, mas o que você faz?” mostra bem isso), mas ele tem essas características de fato ou seu jeito particularíssimo de ser nos dá essa impressão? A narrativa ágil e não linear do David Fincher, que não nos dá tempo de nos deter muito no personagem, e a ótima atuação do Jesse Eisenberg contribuem para as impressões que falei. Já na primeira e melhor cena do filme, em que uma simples conversa com a namorada (ótimo texto) torna-se uma discussão, já se tem o relevo da personalidade do Zuckerberg, muito nerd, muito esquisito, muito inteligente, ao ponto de parecer que vive no mundo da lua; alguém que inventa a maior rede social do mundo e não consegue manter nem o melhor amigo. Jesse Eisenberg mantem inalterados tom de voz e expressão fácil, e suas palavras são rápidas e ininterruptas; um belo trabalho desse jovem ator indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, que se parece muito com o Michael Cera de “Juno” e que lembramos mais pelo filme “Amaldiçoados”.

O bom elenco jovem é o trunfo do filme e conta com Andrew Garfield, que faz o melhor amigo de Zuckerberg, interpretado com alguma paixão, o que faz do Eduardo Saverin um jovem com personalidade oposta a do Zuckerberg; Armie Hammer faz os gêmeos Winklevoss e é impressionante como ator, diretor e recursos técnicos nos dão realmente irmãos gêmeos; em nenhum momento nos passa pela cabeça que seja apenas um ator; Max Minghella está bem como o ganancioso sócio dos gêmeos Winklevoss; Justin Timberlake, que cada vez mais mostra gosto pelo cinema, também faz um bom trabalho como Sean Parker, co-criado do Napster (que no filme se apresenta como o criador isolado) e isso não me surpreende, pois as pessoas esquecem que desde cedo Justin atua, não como ator de carreira, mas ainda assim atua, em séries, Clube do Mickey e participações especiais.

Não sei o motivo de chamarem o filme de épico, não é para tanto. É um filme interessante, favorito nos prêmios com o O Discurso do Rei, até por falta de opção, num ano fraco. A trilha sonora tem esse “quê” de estranheza que Zuckerberg nos passa e funciona muito bem. O vencedor dos Globos de Ouro de melhor filme de drama, direção e roteiro, foi indicado a oito Oscars: filme, direção, ator, roteiro adaptado, fotografia, edição, mixagem de som e trilha sonora. É uma obra que fala mais de carência e solidão que de negócios e redes sociais. O final do filme ilustra bem isso quando Zuckerberg add em sua conta no Facebokk uma das pessoas ignoradas por ele como ser humano; ele fica atualizando sem parar a página, ansioso que ela lhe add de volta. Se há alguma esperança para uma mudança de atitude em Zuckerberg, esse final já é o começo.

3 comentários:

  1. Danilo, excelente resenha!
    O filme trata de questões fundamentais nos dias de hoje: como fica o relacionamento inter-pessoal com a penetração cada vez maior da internet?; uma amizade virtual é tão importante quanto uma "real"?. Um belo retrato de nossa época: talvez por isso o estejam chamando de épico (por isso e porque os EUA não lançaram muitos filmes bons ano passado, como bem você lembrou). Também gosto muito da narrativa e a grande cena pra mim é essa mesmo que você citou, na qual o ótimo diálogo e mise en scène já apontam para a qualidade que vai ter a produção. O interessante é que o roteiro está todo o tempo apontando para essa dualidade futilidade X sucesso - o que acena para questões pulsantes da nossa sociedade, as quais nos saltam aos olhos em programas como o BBB, em que uma porção de ilustres desconhecidos sem nenhum talento pessoal começam a ser amados pelo público da noite para o dia. Na história, a namorada ofendida acena para a futilidade dos anseios de sucesso do protagonista ao dizer para ele coisas como "Você vai ser um bem sucedido gênio da informática um dia, mas isso não te impede de ser um imbecil", ou "Volte para o seu videogame".

    Danilo, sobre os artistas, caiu meu queixo quando descobri que aqueles gêmeos são interpretados por apenas um ator apenas. Eu nunca teria imaginado. Como eles fizeram aquelas cenas com o caiaque? Outra coisa: Jesse Eisenberg é a cara do Mark Zukerberg, não?

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Danilo, ando pensando numa conexão de comentários entre blogueiros que admiramos. Seria uma forma de incentivar o intercâmbio de idéias, favorecendo a blogsfera cinéfila. A cada post seu eu faria um comentário, e vice-versa. Sempre com sinceridade. O que acha? Vamos iniciar?
    Abraço bom,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Por onde andas, sumido? e os novos posts?
    Abraços e apareça

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir