25 Shirley MacLaine, atriz americana. Irmã mais velha do ator Warren Beatty. Excelente em papéis dramáticos, atou em filmes importantes: O Terceiro Tiro de Alfred Hitchcock (sua estréia); Artistas e Modelos; A Volta ao Mundo em 80 Dias; Calvário de Glória; Can-Can; Onze Homens e um Segredo ( 1ª versão); Infâmia; Possuídos pelo Mal; Flores de Aço; Um Visto para o Céu; O Outro Lado de Hollywood; Amor por Acidente; O Entardecer de uma Estrela. Indicada ao Globo de Ouro por Deus Sabe Quanto Amei; Elas Querem é Casar; Como Possuir Lissu; Sete Vezes Mulher; Charity, Meu Amor; Muito Além do Jardim; Romance de Outono; O Guarda-costas e a Primeira-dama. Venceu com Se Meu Apartamento Falasse de Billy Wild (grandioso sucesso); Madame Sousatzka; Irma La Douce e Laços de Ternura. Indicada como coadjuvante por Lembranças de Hollywood e Em Seu Lugar. Indicada ao Oscar por Some Came Running, Se Meu Apartamento Falasse, Irma La Douce e Momento de Decisão. Venceu com Laços de Ternura.
24 Tilda Swinton, atriz inglesa. Fantástica atriz de feições incomuns e atuações brilhantes. Destaque para: Caravaggio; Man to Man; Orlando - A Mulher Imortal (fantástica); Desejos Femininos; Love is the Devil: Study for a Portrait of Francis Bacon; Zona de Conflito (ótimo); A Praia; Vanilla Sky; Adaptação; A confissão; Constantine; Flores Partidas; As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa; Julia; Queime Depois de Ler; O Curioso Caso de Benjamin Button. Oscar de melhor atriz coadjuvante por Conduta de Risco. Indicada ao Globo de Ouro por Até o Fim. Indicada como coadjuvante por Conduta de Risco.
23 Anne Baxter, atriz americana. Seu primeiro papel de verdade no cinema foi em Punhos de Ferro, de 1940. Seis anos depois veio a consagração, fazendo uma garota alcoólatra em O Fio da Navalha, baseado no romance de Somerset Maugham, que lhe valeu o Oscar e o Globo de Ouro. Sua segunda indicação foi como uma dissimulada atriz carreirista em A Malvada, em 1950. Destaques para: Soberba; Eram Cinco Irmãos; A Hipócrita; Quatro Irmãos a Queriam; As Muralhas de Jericó; O que Pode um Beijo; Párias do Vício; Páginas da Vida; Eram Todos Pecadores; A Gardênia Azul; O Grande Espetáculo; Seu Único Desejo; Rastros da Corrupção; Os Dez Mandamentos; Sombra Maligna; Trindade Violenta; Cimarron; Pelos Bairros do Vício; Ritual of Evil e Jane Austen in Manhattan.
22 Catherine Deneuve, atriz francesa. Umas das mais respeitadas atriz do cinema mundial. Fez filmes importantíssimos e marcou gerações como ícone de beleza e elegância. Destaque para: Vício e Virtude; Repulsa ao Sexo; A Bela da Tarde; Pele de Asno; Expresso para Bordeaux; O Selvagem; O Último Metrô; Fome de Viver; Genealogias de um Crime; Place Vendôme; Dançando no Escuro; 8 Mulheres. Indicada ao Oscar de melhor atriz por Indochina (belo filme).
21 Julianne Moore, atriz americana. Muito querida dos cinéfilos e da crítica.Destaque para: Contos da Escuridão; A Mão Que Balança o Berço; Corpo em Evidência; Corações em Conflito; O Fugitivo; Short Curts – Cenas da Vida; Tio Vanya em Nova Iorque; A Salvo; Nove Meses; Os Amores de Picasso; Parque dos Dinossauros: O Mundo Perdido; Chicago; O Grande Lebowski; Psicose; Magnólia (ótima); A Fortuna de Cookie; Hannibal; Chegadas e Partidas; Leis da Atração; Totalmente Apaixonados; Os Esquecidos; Filhos da Esperança; O Vidente; Pecados Inocentes; A Cor de um Crime; Não Estou Lá; Desejo Selvagem; Ensaio Sobre a Cegueira; Controle Absoluto; Shelter (em produção); Os Segredos de Pippa Lee; Boone's Lick (em produção); As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (em produção); Quando Um Estranho Retorna (em produção). Indicada ao Oscar de melhor atriz por Fim de Caso (fantástica) e Longe do Paraíso; e de coadjuvante por Boogie Nights – Prazer Sem Limites e As Horas. Indicada ao Globo de Ouro por Fim de Caso, Longe do Paraíso e Um Marido Ideal. Indicada a coadjuvante por Boogie Nights – Prazer Sem Limites.
20 Liv Ullmann, atriz norueguesa. Fez filmes importantes com Ingmar Bergman. Destaques: A Hora do Lobo; Vergonha; A Paixão de Anna; Gritos e Sussurros; Face a Face; Horizonte Perdido; Cenas de um Casamento; O Ovo da Serpente; Sonata de Outono e Sofie (como diretora). Está hipnótica em Persona, Quando Duas Mulheres Pecam, um marco do cinema.
19 Ingrid Bergman, atriz sueca. Importante atriz do cinema mundial. Participou em numerosos filmes, incluindo clássicos do cinema americano, como Casablanca, ou do italiano, como Stromboli. Em 1949 casou com o diretor italiano Roberto Rossellini, uma união que causou muita polêmica, pois ambos eram casados quando se apaixonaram e abandonaram as respectivas famílias para viverem juntos. Essa paixão fez com que Ingrid fosse acusada de adúltera e de mau exemplo para as mulheres americanas e levou-a a ficar anos sem filmar nos Estados Unidos. Com Rossellini ela teve Isabella Rossellini, atriz e uma das mais belas modelos do mundo. Destaques para: A Mulher que Vendeu a Alma; Intermezzo, uma História de Amor; Os Quatro Filhos de Adão; O Médico e o Monstro; Fúria no Céu; Mulher Exótica; Quando Fala o Coração; Interlúdio; O Arco do Triunfo; Sob o Signo de Capricórnio; Joana D'Arc de Rossellini; O Medo; Indiscreta; A Morada da Sexta Felicidade; Mais uma Vez Adeus; A Visita; O Rolls-Royce Amarelo; Caminhando Sob a Chuva da Primavera e Questão de Tempo. Indicada ao Oscar por Por Quem os Sinos Dobram; Os Sinos de Santa Maria; Joana D'Arc e Sonata de Outono. Venceu com À Meia Luz e Anastacia, a Princesa Esquecida. Oscar de atriz coadjuvante por Assassinato no Orient Express. Indicada ao Globo de Ouro por À Meia Luz; Flor de Cacto e Sonata de Outono. Venceu com Os Sinos de Santa Maria; Anastacia, a Princesa Esquecida e A woman called Gloria.
18 Gloria Swanson, atriz americana. Era a atriz absoluta dos anos 20. Destaques: Male and Female de 1919; The Affairs of Anatol de 1921; Aeroporto 75 de 1974 (interpreta a si mesma). Indicada ao Oscar por Sadie Thompson (grande sucesso de 1928), The Trespasser (de 1930) e Crepúsculo dos Deuses (de 1950, onde esteve fantástica).
17 Elizabeth Taylor. Atriz americana. Lendária estrela do cinema. Atriz de grande talento e beleza. Dona dos famosos olhos cor de violeta. Ficou conhecida na série Lassie. Teve oito maridos. O mais famoso foi o ator Richard Burton, que conhceu nas filmagens de Cleópatra, o filme mais caro da história do cinema. Destaques para: O Pai da Noiva (de 1950); Jane Eyre; A Mocidade É Assim Mesmo; Um Lugar ao Sol (ótimo; a primeira Versão do Ripley para o cinema); Ivanhoé, o Vingador do Rei; Assim Caminha a Humanidade; Gente Muito Importante; Adeus às Ilusões; Doutor Faustus; A Megera Domada; O Pecado de Todos Nós; O Homem que Veio de Longe; Ana dos Mil Dias; Jogo de Paixões; Unidos pelo Mal; Vigília nas Sombras; A Maldição do Espelho e Doce Pássaro da juventude. Indicada ao Oscar por A Árvore da Vida; Gata em Teto de Zinco Quente (ótimo) e De Repente, no Último Verão. Venceu com Disque Butterfield 8 e Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (sua melhor atuação). Indicada ao Globo de Ouro por Disque Buterffield 8; Quem Tem Medo de Virginia Woolf? e Meu Corpo em Tuas Mãos. Venceu com De Repente, no Último Verão.
16 Isabelle Huppert, atriz francesa. A grande atriz do cinema francês. Culta, é formada em literatura russa. Sua extensa filmografia é marcada por interpretações inesquecíveis e colaborações com grandes diretores, como Godard, Ferreri, Chabrol e Wajda. Sua interpretação ao mesmo tempo minimalista e devastadora em A Professora de Piano é impressionante. Destaques para: Rosebud; The Lacemaker; Um Amor Tão Frágil; Sauve qui Peut; Passion; A História de Piera; Signé Charlotte; Cesar et Rosalie; Les Valseuses; Wings of the Dove; Les Possédés; Seobe; Um Assunto de Mulheres; Madame Bovary; Depois do Amor; Amateur; A Separação; A Cerimônia; As Afinidades Eletivas (ótimo); Negócios à Parte; A Escola da Carne; Sem Escândalo; A Falsa Acompanhante; Os Destinos Sentimentais; A Teia de Chocolate; Oito Mulheres; Tempos de Lobo; A Comédia do Poder e Gabrielle. Melhor atriz em Cannes por Violette Nozière e A Professora de Piano.
15 Vivian Leigh, atriz inglesa. Sua beleza era avassaladora. Mas ele provou com o tempo que tinha, além da beleza, grande talento dramático. Foi casada com Laurence Olivier, um dos maiores atores que o cinema e o teatro já tiveram. Milhares de mulheres dentre anônimas e famosas disputaram o papel de Scarlett O'Hara, mas ele não podia ser de outra além dela. Também fez Blanche DuBois, (da peça Um Bonde Chamado Desejo) em Uma Rua Chamada Pecado. Blanche é a mais bem construída personagem feminina do teatro. Meses depois do fim das filmagens Vivien ainda tomava banho quente de banheira em pleno dia, como a Blanche fazia. Vivien chegou a dizer: "Blanche DuBois é uma mulher da qual tudo foi arrancado, uma figura trágica e eu a entendo, mas interpretá-la me fez mergulhar na loucura." Fez poucos filmes. Destaques para: Fogo Sobre a Inglaterra; Dark Journey; Tempestade em Copo d'Água; A Ponte de Waterloo; Lady Hamilton, a Divina Dama; César e Cleópatra; Anna Karenina e A Nau dos Insensatos. Ganhou Oscars por ...E o Vento Levou e Uma Rua Chamada Pecado. Indicada ao Globo de ouro por Um Rua Chamada Pecado.
14 Ellen Burstyn, atriz americana. Ótima atriz, veterana do teatro. Começou tarde no cinema. Já tinha 39 anos quando chamou atenção no filme A Última Sessão de Cinema, já sendo indicada ao Oscar. Destaques para: Trópico de Câncer; O Dia dos Loucos; Harry, o Amigo de Tonto; Viagem Fatal; Alguma Coisa em Comum; Tudo por Amor; Voltar a Viver; O Clube das Viúvas; Dominada pelo Ódio; Segredos do Passado; Quando um Homem Ama uma Mulher; O Retrato de uma Paixão; Dupla sem Par; Colcha de Retalhos; Meu Irmão, Minha Vida; Mente Assassina; Divinos Segredos; Mrs. Harris; 30 Dias e Greta. Indicada ao Oscar por O Exorcista; Tudo Bem no Ano que Vem; Ressurreição e Réquiem para um Sonho (magnífica e corajosa atuação). Venceu com Alice Não Mora Mais Aqui (ótimo). Indicada a atriz coadjuvante por A Última Sessão de Cinema. Indicada ao Globo de Ouro por O Julgamento de Jean Harris; O Exorcista; Alice Não Mora Mais Aqui; Ressurreição e Réquiem para um Sonho. Venceu com Tudo Bem no Ano que Vem. Indicada a coadjuvante por A Última Sessão de Cinema.
13 Judi Dech, atriz inglesa. Uma das grandes atrizes do cinema e grande dama do teatro inglês. Destaques para: Sonho de uma Noite de Verão; A Comédia dos Erros; Macbeth; Uma Janela para o Amor; Nunca Te Vi, Sempre Te Amei; Henrique V; Hamlet; Chá com Mussolini; Chegadas e Partidas; A Batalha de Riddick e Orgulho e Preconceito. Indicada ao oscar por Sua Majestade, Mrs. Brown; Iris; Sra. Henderson Apresenta e Notas Sobre um Escândalo. Indicada a atriz coadjuvante por Chocolate. Venceu com Shakespeare Apaixonado. Indicada ao Globo de Ouro por Iris; Sra. Henderson Apresenta e Notas Sobre um Escândalo. Venceu com Sua Majestade, Mrs. Brown. Indicada a atriz coadjuvante por Shakespeare Apaixonado e Chocolate. Venceu com Último Show das Loiras Explosivas.
12 Fernanda Montenegro, atriz brasileira. Grande atriz e primeira dama do teatro brasileiro. Tem uma importante carreira também no cinema e na televisão. Primeira atriz brasileira indicada ao Oscar. Destaques para: A Falecida; Joanna Francesa; Eles Não Usam Black-tie; A Hora da Estrela; Veja Esta Canção; Traição; O que É Isso, Companheiro?; Gêmeas; O Auto da Compadecida; O Outro Lado da Rua; Olga; Casa de Areia e O Amor nos Tempos do Cólera. Indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por Central do Brasil.
11 Meryl Streep, atriz americana. Um verdadeiro patrimônio dos americanos, tida por eles como a maior atriz da atualidade. É a atual recordista de indicações ao Oscar com 15 indicações. Atriz muito disciplinada, ela facilita muito o trabalho do diretor. Conhecida por seu perfeccionismo, aprendeu espanhol para atuar em A Casa dos Espíritos; aprendeu violino para atuar em Música do Coração. Tem técnicas até para controlar a respiração caso precise fazer o papel de morta. Destaques para: Julia; Manhattan; Amor à Primeira Vista; Plenty – O Mundo de uma Mulher; A Difícil Arte de Amar; Ela É o Diabo; Um Visto para o Céu; Antes e Depois; Sob o Domínio do Mal; Desventuras em Série; Terapia do Amor e Ao Entardecer. Indicada ao Oscar por A Mulher do Tenente Francês; O Retrato de uma Coragem; Entre Dois Amores; Ironweed; Um Grito no Escuro; Lembranças de Hollywood; As Pontes de Madison (magnífica); Um Amor Verdadeiro; Música do Coração; O Diabo Veste Prada e Dúvida. Venceu com A Escolha de Sofia (atuação impecável). Indicada a atriz coadjuvante por O Franco-Atirador e Adaptação. Venceu com Kramer vs. Kramer. Indicada ao Globo de Ouro por A Mulher do Tenente Francês; Entre Dois Amores; Um Grito no Escuro; Ela é o Diabo; Lembranças de Hollywood; A Morte Lhe Cai Bem; O Rio Selvagem; As Pontes de Madison; As Filhas de Marvin; Um Amor Verdadeiro; Música do Coração; As Horas; Mamma Mia! – O Filme e Dúvida. Venceu com A Escolha de Sofia; O Retrato de uma Coragem; Angels in America e O Diabo Veste Prada. Indicada a atriz coadjuvante por O Franco-Atirador e Sob o Domínio do Mal. Venceu com Kramer vs. Kramer e Adaptação. Melhor Atriz em Cannes com Um Grito no Escuro.
10 Glenn Close, atriz e cantora americana. Grande estrela dos palcos da Broadway. Foi indicada para o Oscar na sua estréia no cinema O Mundo Segundo Garp. Destaques para: Greystoke, a Lenda de Tarzan; O Fio da Suspeita; Lições de Vida; Quase uma Família; O Reverso da Fortuna; Hamlet; Encontro com Vênus; Hook – A Volta do Capitão Gancho; A Casa dos Espíritos; O Jornal; O Segredo de Mary Reilly; Marte Ataca!; Um Canto de Esperança; Armadilha Selvagem; Força Aérea Um; Será que Ele É?; A Fortuna de Cookie; Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela; Os 102 Dálmatas; Mulheres Perfeitas; Más Companhias e Ao Entardecer. Indicada ao Oscar por Atração Fatal e Ligações Perigosas. Indicada a coadjuvante por O Mundo Segundo Garp; O Reencontro e Um Homem Fora de Série. Indicada ao Globo de Ouro por Atração Fatal; Maxie e Os 101 Dálmatas.
9 Vanessa Redgrave, atriz britânica. Grande atriz do cinema e uma das grandes damas do teatro inglês. Destaques para: Deliciosas Loucuras de Amor; O Homem que Não Vendeu sua Alma; Blow-up – Depois Daquele Beijo; A Gaivota; As Troianas; Assassinato no Orient Express; Fora da Estação; Visões de Sherlock Holmes; O Mistério de Agatha; Sombras do Passado; Vidas Marcadas; Wetherby; Doces Assassinatos (ótimo filme de humor negro); Paixão Selvagem; O que Terá Acontecido a Baby Jane? (boa adaptação para TV do clássico com Bette Davis; nesse, ela atua ao lado da irmã na vida real, Lynn Redgrave); Um Muro de Silencio; A Casa dos Espíritos; Sonho Proibido; Um Olhar na Escuridão; Paixão Assassina; Fuga para Odessa; Torturados; Missão Impossível; Mistério na Neve; Wilde (belo); Sra. Dalloway; Impacto Profundo; O Mistério de Lulu (emblemático); O Poder Vai Dançar; Garota, Interrompida; Byron; A Condessa Branca; O Senhor dos Ladrões; Vênus; Ao Entardecer e Desejo e Reparação. Indicada ao Oscar por Morgan: A Suitable Case for Treatment; Isadora; Mary Stuart, Rainha da Escócia e Os Bostonians – Um Triângulo Diferente. Indicada a caodjuvante por Retorno a Howards End. Venceu com Julia. Indicada ao Globo de ouro por Morgan: A Suitable Case for Treatment; Isadora; Camelot; Um Encontro para Sempre; Mary Stuart, Rainha da Escócia e Os Bostonians – Um triângulo Diferente. Indicada a coadjuvante por O Amor Não Tem Sexo. Venceu com Julia.
8 Maggie Smith. Atriz britânica. Este colosso do cinema é a Primeira dama do teatro inglês, seguida de Vanessa Redgrave e Judi Dench. Destaques para: Sem Saída; Crescei e Multiplicai-vos; Charada em Veneza; Amor e Dor; Assassinato por Morte; Morte Sobre o Nilo; Fúria de Titãs; Luxúria; Assassinato Num Dia de Sol; O Padre Apaixonado; Paixão Solitária; Romeo e Juliet; Hook – A Volta do Capitão Gancho; Mudança de Hábito; Memento Mori; De Repente, no Último Verão; O Jardim Secreto; Mudança de Hábito 2; Ricardo III; O Clube das Desquitadas; Chá com Mussolini; Divinos Segredos e série Harry Porter. Indicada ao Oscar por Viagens com a Minha Tia. Venceu com A Primavera de uma Solteirona. Indicada a atriz caodjuvante por Othello; Uma Janela para o Amor e Assassinato em Gosford Park. Venceu com California Suite. Indicada ao Globo de Ouro por A Primavera de uma Solteirona e Viagens com a minha tia. Venceu com California Suite. Indicada a coadjuvante por Assassinato em Gosford Park. Venceu com Uma Janela para o Amor.
7 Katharine Hepburn, atriz americana. A Rainha de Hollywood era tão formidável atriz que foi indicada 12 vezes ao Oscar, ganhando a estatueta 4 vezes, recorde ainda não igualado por atriz ou ator nehum. Vários de seus filmes são clássicos memoráveis. Destaque para: Vítimas do Divórcio; Vivendo em Dúvida; Mary Stuart; Levada da Breca; Sonata de Amor; A Costela de Adão; A Mulher Absoluta; A Louca de Chaillot; As Troianas; Um Equilíbrio Delicado; Algemas de Cristal; Amor Entre Ruínas; O Milho Está Verde e Vestígios de uma Paixão. Indicada ao Oscar por; A Mulher Que Soube Amar; Núpcias de Escândalo; A Mulher do Dia; Uma Aventura na África; Quando o Coração Floresce; Lágrimas do Céu; De Repente, No Último Verão e Longa Jornada Noite Adentro. Venceu com Manhã de Glória; Adivinhe Quem Vem Para Jantar; O Leão no Inverno e Num Lago Dourado (belíssimo filme). Indicada ao globo de Ouro por Adivinhe Quem Vem Para Jantar; O Leão no Inverno e Num Lago Dourado. Melhor atriz em Cannes com Longa Jornada Noite Adentro.
6 Joan Crawford, atriz americana. Teve um passado difícil de dançarina de cabaré, garçonete e atriz pornô e tentou escondê-lo. Começou no cinema como corista e levou um longo período para se estabelecer como estrela. No auge da carreira fez A Mulher que Não Perdeu a Alma; Possuída; Pecado da Carne e Grande Hotel. No fim da carreira se tornou reclusa e alcoólatra. Seu último marido foi o dono da Pepsi Cola, quando morreu deixou-a riquíssima. Não teve filhos mas adotou 4 crianças. Pouco antes de morrer deserdou os dois filhos mais velhos, deixando ao mais novos uma pequena soma. Após sua morte, sua filha mais velha Christina Crawford, publicou Mommie Dearest (Mamãezinha Querida), que era como Joan exigia ser chamada plos filhos; um livro autobiográfico best-seller em que descreve Joan como péssima e abusiva mãe dela e de seu irmão. O livro, bastante polêmico, foi levado às telas com Faye Dunaway no papel de Crawford num ótimo filme com o mesmo título do livro. Destaques para: A Dama da Noite; A Mosca Negra; Almas Pecadoras; Redimida; Acorrentada; Quando o Diabo Atiça; Do Amor Ninguém Foge; Felicidade de Mentira; A Mulher Proibida; Um Rosto de Mulher; Almas Rebeldes; Caminho de Redenção; Os Desgraçados Não Choram; A Dominadora; Tragédia do Meu Destino; Johnny Guitar; Os Amores Secretos de Eva; Folhas Mortas; Sob o Signo do Sexo; O que Terá Acontecido a Baby Jane? (admirável interpretação); Almas nas Trevas; Almas Mortas; Eu Vi que Foi Você; Galeria do Terror e Journey to Murder. Indicada ao Oscar por Fogueira de Paixões e Precipícios D'Alma. Venceu com Alma em Suplício. Indicada ao Globo de Ouro por Precipícios D'Alma.
5 Jodie Foster, atriz americana. Aos três anos já fazia comerciais. Aos cinco, lia roteiros para diversas séries de TV. Aos dez, estreava no cinema. Aos 13 já teve sua primeira indicação ao Oscar, em Taxi Driver. Uma uma atriz fenomenal, daquelas que, como dizem, carregam um filme nas costas quando ele não é lá muito bom, tornando-o interessante pela sua presença. Por causa do filme Contato a comunidade científica pos seu nome num asteróide, o 17744 Jodiefoster. Destaques para: Alice Não Mora Mais Aqui; Quando as Metralhadores Cospem; A Menina do Fim da Rua; Um Hotel Muito Louco; Marcas de uma Paixão; Vingança Tardia; Atraída pelo Desejo; Mentes que Brilham (como diretora); Neblina e Sombras; Sommersby – O Retorno de um Estranho; Maverick; Anna e o Rei; O Quarto do Pânico; Plano de Vôo e O Plano Perfeito. Indicada ao Oscar por Nell. Venceu com Acusados e O Silêncio dos Inocentes. Inicada a atriz coadjuvante por Taxi Driver. Indicada ao Globo de Ouro por Se Eu Fosse a Minha Mãe; Nell, Contato e Valente. Venceu com Acusados e O Silêncio dos Inocentes.
4 Brenda Blethyn, atriz e escritora inglesa. Por sua Cynthia, de Segredos e Mentiras (pequena obra-prima do Mike Leigh), sentimos uma imensa compaixão sem esquecer-mos dos erros da personagem. É um trabalho fantástico. Destaques para Rei Lear; Henry VI, Part One; Pobre Menina Rica – A História de Barbara Hutton; Convenção das Bruxas; Nada é para Sempre; Remember Me?; Anne Frank; Túmulo com Vista; Dicionário de Cama; Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação. Indicada ao Oscar por Segredos e Mentiras. Indicada a atriz coadjuvante por Laura, a Voz de uma Estrela. Indicada ao Globo de Ouro por O Barato de Grace. Venceu com Segredos e Mentiras. Indicada a atriz coadjuvante por Laura, a Voz de uma Estrela. Melhor atriz em Cannes com Segredos e Mentiras.
3 Shirley Booth, atriz americana. Entra na lista por seu extraordinário trabalho em Come Back Little Sheba (A Cruz da Minha Vida). Com este trabalho ela ganhou o Oscar e também o Tony, pelo mesmo papel no teatro; fato raro. Também fez A Rua Encantada; Quando vem a Tormenta e A Mercadora da Felicidade.
2 Olivia de Havilland, atriz americana. Quando fazia a mocinha, sentíamos sua dor; quando fazia a vilã, tremíamos. Assim era essa talentosíssima atriz, irmã mais velha da atriz Joan Fontaine, com quem foi brigada por muitos anos. Esteve perfeitamente comovente como a Melanie em ...E o Vento Levou. Mostrou-se magnífica a la Bette Davis, como a vilã de Com A Maldade na Alma, em que atua ao lado da própria Bette. Também esteve excelente no ótimo Na Cova das Serpentes. Destaques para: Sonho de uma Noite de Verão; Adversidade; As Aventuras de Robin Hood; Meu Reino por um Amor;Uma Cidade Surge; They Died with Their Boots On; Nascida para o Mal; Espelhos d'Alma; Devoção; A Favorita de Felipe II; Não Serás um Estranho; A Noite é Minha Inimiga; A Dama Enjaulada; Um Grito de Mulher; Joana, a Mulher que foi Papa; Aeroporto 77; Matar é Fácil. Indicada ao Oscar por A Porta de Ouro e Na Cova das Serpentes. Venceu com Só Resta uma Lágrima e Tarde Demais. Indicada a atriz coadjuvante por ...E o Vento Levou. Indicada ao Globo de ouro por Eu Te Matarei, Querida. Venceu com Tarde Demais. Indicada a coadjuvante por Anastacia.
1 Bette Davis, atriz americana. Sem dúvida a maior do cinema em todos os tempos. Um talento sem igual na atuação; considerada pelos críticos um Marlon Brando de saias. Foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciência Cinematográficas e primeira a receber 10 indicações ao Oscar. A revista Life, na época do lançamento de Escravos do Desejo, chegou a afimar que a interpretação de Bette Davis talvez fosse a melhor interpretação de uma atriz já registrada num filme. E isso era só o começo. Outras interpretações viriam assombrar público e crítica. Foi indicada ao oscar cinco anos consecutivos, de 1938 a 1942, recorde nunca igualado. Sua última indicação ao Oscar foi no filme O que terá Acontecido a Baby Jane?, no qual atua ao lado da arqui-inimiga Joan Crawford. Destaques para: A Floresta Petrificada; Mulher Marcada; As Irmãs; Eu Soube Amar; Meu Reino por um Amor; Tudo Isso e o Céu Também; A Grande Mentira; Satã Janta Conosco; Nascida para o Mal; Vaidosa; Uma Vida Roubada; Que o Céu a Condene; A Filha de Satanás; Depois da Tormenta; Mulher Maldita; Telefonema de um Estranho; A Rainha Tirana; Vidas Vazias; Alguém Morreu em Meu Lugar; Escândalo na Sociedade; Com a Maldade na Alma; Nas Garras do Ódio; A Satânica Madame Sin; A Mansão Macabra; Perigo na Montanha Enfeitiçada; Morte Sobre o Nilo; Duas Estranhas - História de Mãe e Filha; Direito de Morrer; Baleias de Agosto e A Madrasta. Foi indicada ao Oscar por: Escravos do Desejo; Vitória Amarga; A Carta; Pérfida; A Estranha Passageira; Vaidosa; A Malvada; Lágrimas Amargas e O Que Terá Acontecido a Baby Jane? Venceu com Perigosa e Jezebel. Melhor atriz em Cannes por A Malvada.
Olá, Danilo!
ResponderExcluirQue post sensacional! A Bette é mais que digna de receber o pódio. Em meu ranking ela ficaria bem perto do primeiro lugar, junto com outras que você também honrou: Katharine Hepburn, Fernanda Montenegro, Ingrid Bergman, Jean Arthur, Cacilda Becker, Ginger Rogers, Doris Day. É até difícil listar - não consigo dizer quem chega antes de quem.
Fiquei emocionada com suas palavras ao meu post. Vou respondê-las lá mesmo!
Bjos e até logo
Dani
Danilo, revisão no post... Faltou um "além de" depois da Ingrid. Preciso também incluir a Audrey e a Julie Andrews. Viu, sou péssima com listas (rsrsrs).
ResponderExcluirBjos