52 Deborah Kerr, atriz britânica seis vezes indicada ao Oscar. Destacou-se em Major Barbara mas foi com Narciso Negro que chamou atenção de Hollywood. As Minas do Rei Salomão chamou atenção e o belo musical O rei e Eu lhe deu o globo de Ouro. Impressionou com Tarde Demais para Esquecer mas será eternamente lembrada ao lado de Burt Lancaster na cena de beijo de A um Passo da Eternidade. Recebeu uma indicação para o Oscar com esse filme.
51 Gena Rowlands, atriz americana. Foi esposa do ator e diretor John Cassavetes e juntos fizeram Glória (Vencedora do Oscar) e Uma Mulher Sob Influência (indicada ao Oscar).
50 Susan Sarandon, atriz americana. Atriz engajada e muito querida pelo público. Passa muita sinceridade e integridade em suas atuações. Destaques para: The Rocky Horror Picture Show; Pretty Baby - Menina Bonita; A Tempestade; Fome de Viver; Amigos & Amantes; Posições Comprometedoras; O Preço da Coragem; As Bruxas de Eastwick; O Calendário da Morte; Loucos de Paixão (atuação ousada); O Jogador; Unidos Pela Esperança; Adoráveis Mulheres; Fugindo do Passado; Lado a Lado; O Poder Vai Dançar!; Em Qualquer Outro Lugar; Doidas Demais; Dança Comigo?; Romance & Cigarettes; Tudo Acontece em Elizabethtown; Identidade Roubada; No Vale das Sombras; Encantada e Speed Racer. Indicada ao Oscar por Atlantic City, Thelma e Louise, O Óleo de Lorenzo e O Cliente. Ganhou o Oscar com Os Últimos Passos de um Homem.
49 Barbara Stanwyck, atriz americana. Destaque para: A Voz da Consciência; A Mulher Miraculosa; Mulher Proibida; No Palco da Vida; Serpentes de Luxo; Na Mira de um Coração; Lembra-te Daquela Noite; As Três Noites de Eva; O Tempo Não Apaga; Confissão de Telma; Almas em Fúria; Um Homem e Dez Destinos; Chamas Não se Apagam; Pelos Bairros do Vício; Carrossel de Emoções; Quando Descem as Trevas. Indicada ao Oscar por Stella Davis, a Mãe Redentora; Bola de Fogo; Pacto de Sangue e pelo enervante Uma Vida por um Fio de 1948. Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por Os Pássaros Feridos.
48 Audrey Hepburn, atriz suíça. Será a eterna Bonequinha de Luxo. Audrey Hepburn se tornou um dos poucos artistas a conseguir ganhar as maiores honras de cada arte hollywoodiana: Tony (teatro), Oscar (cinema), Grammy (música) e Emmy (televisão). Indicada ao Oscar de melhor atriz por Sabrina, Uma Cruz à Beira do Abismo, Bonequinha de Luxo e Um Clarão na Trevas. Venceu com A Princesa e o Plebeu. Indicada ao Globo de Ouro por Guerra e Paz, Uma Cruz à Beira do Abismo, Um Clarão nas Trevas, Um Amor na Tarde, Charada, My Fair Lady (Minha Querida Dama) e Um Caminho para Dois. Venceu por A Princesa e o Plebeu. Outros filmes ótimos foram Ciderela em Paris, Quando Paris Alucina e Além da Eternidade.
47 Grace Kelly, atriz americana. Foi uma das mais belas estrelas que o cinema já teve. Destaques: Horas Intermináveis, Matar ou Morrer. Indicada ao Oscar por Mogambo, ganhou o prêmio por Amar é Sofrer. Esteve memorável em Disque M para Matar, Janela Indiscreta e Ladrão de Casaca, ambos de Alfred Hitchcock. Depois de fazer o clássico Alta Sociedade, casou o príncipe de Mônaco, e interrompeu o estrelato. Teve trágica morte, num acidente automobilístico.
46 Marlene Dietrich, atriz alemã naturalizada americana. Foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas, mas recusou o convite e se tornou cidadã estadunidense, o que Hitler tomou como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora. Principais filmes do período alemão: O Anjo Azul, Marrocos, Desonrada, O Expresso de Shangai, A Vênus Loira, A Imperatriz Galante e Mulher Satânica. Na américa fez filmes mais profundos. Fez em 1961 a 1ª versão para o cinema de Julgamento em Nuremberg. O filme chocou ao tratar do holocausto, um tema ainda cicratizando. Destaques: Atire a Primeira Pedra; A Mundana; Pavor nos Bastidores; O Diabo Feito Mulher; A Volta ao Mundo em 80 Dias (o de 1956); Lua-de-mel em Montecarlo; A Marca da Maldade; Apenas um Gigôlo (com David Bowie; seu último filme). Indicada ao Oscar por Marrocos. Indicada ao Globo de Ouro por Testemunha de Acusação (ótima adaptação da obra de Agatha Christie).
45 Greta Garbo, atriz seuca. Atuou em filmes mudos e sonoros. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema. Um de seus maiores sucessos foi Grande Hotel de 1932, no qual ela fala a famosíssima frase “I want to be alone”. Colecionou boas críticas e indicações ao Oscar. Em 1930 concorreu com dois filmes, Anna Christie e Romance. Em 1937 concorreu com A Dama das Camélias. Em 1939 concorreu com Ninotchka. Outras atuações memoráveis foram em Anna Karenina, Mata Hari e Rainha Christina. Foi tida por “A escandinava mais melancólica desde Hamlet”.
44 Sophia Loren, a mais importante atriz italiana. É até hoje dona de uma grande beleza. Trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmüller, entre outros. Ganhou fama mundial em 1962, quando foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz pelo filme La Ciociara (Duas Mulheres, ótimo filme). Foi a primeira atriz a ganhar um Oscar por um filme totalmente falado em outra língua que não a inglesa. Filmes importantes: El Cid; Bocaccio'70; Ontem, Hoje e Amanhã; A Queda do Império Romano; Lady L; Arabesque; Felizes para Sempre; A Condessa de Hong Kong; A Travessia de Cassandra; Um dia Muito Especial, ao aldo de Marcello Mastroianni (filme maravilhoso); Sábado, Domingo e Segunda; Prêt-à-Porter; Dois Velhos Mais Rabugentos e Nine.
43 Natalie Wood, atriz americana. Destaques para: De Ilusão Também Se Vive; Ainda Há Sol em Minha Vida; Rastros de Ódio; Um Grito na Escuridão; Esta Mulher é Proibida; Amor, Sublime Amor; Os Prazeres de Penélope; Ensina-me a Esquecer; À Procura do Destino e Daqui para a Eternidade. Indicada ao Oscar por Juventude Transviada, Clamor do Sexo e O Preço de um Prazer.
42 Norma Shearer, atriz americana. Grande esrtela nos anos 30. Destaques: The Wolf Man de 1924; A Dama da Noite de 1925; Depois da Meia-Noite de 1927; Quando Uma Mulher Ama de 1934; As Mulheres de 1939; Idílio a Muque de 1942. Oscar por A Divorciada de 1930. Indicada ao Oscar por Ébrios de Amor de 1929; Uma Alma Livre de 1931; A Família Barret de 1934; Romeu e Julieta de 1936 e Maria Antonieta de 1938.
41 Joan Fontaine, atriz britânica, apesar de ter nascido em solo japonês em 1917 e depois se naturalizar norte-americana em 1943. Ela é irmã da também atriz, Olivia de Havilland, com quem ficou brigada durante muitos anos. David O. Selznick a convidou para um teste para o filme Rebecca, a Mulher Inesquecível, estréia americana do diretor inglês Alfred Hitchcock. Joan foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme O mestre do suspense se encantou pelo jeito simples e ao mesmo tempo marcante que Fontaine imprimia a suas personagens. Por isso a convidou para estrelar seu próximo filme, Suspeita, em que ela contracenava com Cary Grant. Com atuação novamente impecável, a Academia dessa vez fez justiça e premiou Joan Fontaine com o Oscar de Melhor Atriz. Ela viria a ser indicada também ao Oscar por seu papel em De Amor Também se Morre, de 1943. Outro filme importante foi Suplício de uma Alma de 1956, dirigido por Fritz Lang.
40 Jeanne Moreau, atriz francesa. Foi dirigida por grandes diretores. Atou em alguns dos mais importantes filmes da França: Ascensor para o Cadafalso; Os Amantes; Trinta Anos Esta Noite e Viva Maria! (todos de Louis Malle); As Ligações Amorosas; A Noite de Michelangelo Antonioni; Jules et Jim e La Mariée Était en Noir de François Truffaut; Eva; Le Procés de Orson Welles; Joanna Francesa de Cacá Diegues; Nikita; Le Temps Qui Reste de François Ozon. Dirigiu com sucesso Lumière e L’Adolescente.
39 Julie Andrews, atriz britânica. É uma das mais talentosas e adoradas estrelas da Broadway e de Hollywood. Tem uma notável carreira no cinema, teatro, televisão e na música há várias décadas, tendo recebido inúmeras honras por seus trabalhos. Em 1964, foi convidada por Walt Disney para interpretar o papel principal no musical infantil Mary Poppins, seu primeiro filme, e que lhe deu seu primeiro Oscar de melhor atriz. Outros filmes importantes se seguiram, como Cortina Rasgada de 1966, dirigido por Alfred Hitchcock, e Victor ou Victoria de 1982, dirigido por Blake Edwards, comédia musical que lhe deu uma indicação ao Oscar. Mas talvez sua atuação mais memorável e que se tornou indissociável de sua imagem no cinema, tenha sido a da jovem Maria no clássico A Noviça Rebelde, The Sound of Music, de 1965, dirigido por Robert Wise, um dos grandes musicais da Fox. Por seu papel neste filme Andrews foi novamente indicada ao Oscar.
38 Julie Christie, atriz britânica. Para Al Pacino ela é a mais poética de todas as atrizes. Destaques: Dr. Jivago; Fahrenheit 451; Petúlia, um Demônio de Mulher; Um Inverno de Sangue em Veneza; Nashville; Geração Proteus; O Céu Pode Esperar; Vidas Separadas; Crime Sem Perdão; Vidas que o Destino Marcou; O Homem da Estação; Coração de Dragão; O Fantasma do Louvre; Beatrice e o Monstro; Hamlet; Tróia; Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban; Em Busca da Terra do Nunca e A Vida Secreta das Palavras. Indicada ao Oscar por Quando os Homens são Homens; O Despertar do Desejo e Longe Dela. Venceu com Darling - A que Amou Demais. Indicada ao Globo de Ouro por Shampoo e Longe Dela. Venceu com Darling - A que Amou Demais.
37 Michelle Pfeiffer, atriz americana. Lindíssima atriz que atuou em papéis pequenos até chamar em Scarface, atuando ao aldo de Al Pacino. Destaques: Grease 2 - Os Tempos da Brilhantina Voltaram; O Feitiço de Áquila (filme que virou cult); As Bruxas de Eastwick; Conspiração Tequila; Mentes Perigosas; Íntimo & Pessoal; Para Gillian no seu Aniversário; Um Dia Especial; Nas Profundezas do Mar Sem Fim; Sonhos de uma Noite de Verão; A História de Nós Dois; Revelação; Uma Lição de Amor; Deixe-me Viver; Nunca é Tarde para Amar; Stardust - O Mistério da Estrela e Hairspray – Em busca da Fama. Indicada ao Globo de Ouro por: A casa da Rússia, As Barreiras do Amor, De Caso com a Máfia, Frankie & Johnny e A Época da Inocência (atuação comovente). Venceu com Susie e os Baker Boys. Indicada ao Oscar por Susie e os Baker Boys e As Barreiras do Amor. E indicada ao Oscar como atriz coadjuvante em Ligações Perigosas (filme magnífico). Mostrou-se muito versátil, quando depois de ter feito duas personagens sofridas em Ligações Perigosas e A Época da Inocência, deu ao cinema a sensualíssima e definitiva interpretação da Mulher-gato, em Batman – o Retorno.
36 Winona Ryder, atriz americana. Desde bem jovem em seus primeiros trabalhos sempre mostrou muito talento. Principais filmes: A Inocência do Primeiro Amor; Os Fantasmas se Divertem; 1969 - O Ano que Mudou Nossas Vidas; A Fera do Rock; A Volta de Roxy Carmichael (filme que marcou nossas sessões da tarde); Edward Mãos-de-tesoura; Atração Mortal; Uma Noite Sobre a Terra; Drácula de Bram Stoker; A Casa dos Espíritos; Caindo na Real; Colcha de Retalhos; Ricardo III - Um Ensaio; As Bruxas de Salem; Alien - A Ressurreição; Celebridades; Garota Interrompida; Outono em Nova York; Dominação e Star Trek. Indicada ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante por Minha Mãe é uma Sereia. Venceu com A Época da Inocência. Indicada ao Oscar de melhor atriz Adoráveis Mulheres e ao de coadjuvante por A Época da Inocência.
35 Whoopi Goldberg, brilhante atriz e comediante americana. Ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz por A cor Púrpura, sendo indicada ao Oscar pelo mesmo filme. Globo de Ouro e Oscar de atriz coadjuvante por Ghost, do outro lado da Vida. Indicada ao Globo de Ouro por Mudança de Hábito. Outros destaques: No Coração de Clara, Uma História Americana, Segredos de uma Novela, Sarafina!, Corina, uma babá Perfeita, O Rei Leão (dublando a chefe das hienas) e Somente Elas!
34 Sally Field, atriz americana. Destaques: Se Não Me Mato, Morro; Ensina-me a Querer; Palco de Ilusões; Nunca Sem Minha Filha; Segredos de uma Novela; Uma Babá Quase Perfeita; Forrest Gump – O Contador de Histórias; Olho por Olho; Dias Melhores Virão; Onde Mora o Coração; Diga que Não é Verdade e Legalmente Loira 2. Melhor atriz em Cannes por Norma Rae. Indicada ao Globo de Ouro por Agarra-me se Puderes; Meu Adorável Fantasma; O Romance de Murphy; Ausência de Malícia e Flores de Aço. Oscar e Globo de Ouro por Norma Rae e Um Lugar no Coração.
33 Ruth Gordon, atriz americana. Primeiro destacou-se como roteirista, tendo sido indicada ao Oscar pelso roteiros de A Mulher Absoluta; A Costela de Adão e Fatalidade. Sua carreira de atriz se consolidou quando fez O Bebê de Rosemary, ganhando o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante. Foi indicada mais quatro vezes para o Oscar de melhor atriz coadjuvante e duas vezes para o Globo de Ouro. A atriz ainda foi responsável pela criação da personagem Maude no cinema, uma octogenária que se envolve com um jovem obcecado pela morte em Ensina-me a Viver. Outro filme, O Falcão Está à Solta. Indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por Maxie e À Procura do Destino. Indicada ao Globo de Ouro por Ensina-me a Viver; e a coadjuvante por À Procura do Destino.
32 Marianne Jean-Baptiste, atriz britânica. Quando ela tem oportunidade de mostrar seu talento, ela o mostra brilhantemente. Indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante por Segredos e Mentiras. Atuou em 28 Dias.
31 Helen Mirren, atriz britânica. Uma das mais respeitadas e competentes atrizes do cinema. Especialista em interpretar rainhas, fez: Elizabeth I no seriado Elizabeth I (2005), Elizabeth II em A Rainha (2006) e Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa de Jorge III, em As Loucuras do Rei George (1994). Filmes de destaque: Sonhos de uma Noite de Verão; Hamlet; Calígula; Excalibur; Cymbelino; O Sol Da Meia-noite; A Costa do Mosquito; 2010 – o Ano em que Fizemos Contato; O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante; Salvem as Baleias; Mães em Luta; Tentação Fatal; A Primavera Romana da Sra. Stone e Coração de Tinta. Melhor atriz em Cannes por Cal – Memórias de um Terrorista e As Loucuras do Rei George. Ganhou Globo de Ouro pela série Elizabeth I e foi indicada pela ótima série de grande sucesso O Principal Suspeito. Indicada para o Globo de Ouro de atriz coadjuvante em Assassinato em Gosford Park e indicada por melhor atriz por Garotas do Calendário. Indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por As Loucuras do Rei George e Assassinato em Gosford Park. Oscar e Globo de Ouro por A Rainha.
30 Jessica Tandy, atriz inglesa naturalizada americana. Queridíssima atriz. Atriz mais velha a ganhar um Oscar. Destaques: Vingança Diabólica; Paraíso Proibido; A Raposa do Deserto; Não Renego o Meu Sangue; Os Pássaros; Na Calada da Noite; Amigos Muito Íntimos; Um Triângulo Diferente; Cocoon; O Milagre Veio do Espaço; Cocoon 2 – O Regresso; A Contadora de Histórias; Romance de Outono; Camilla; O Indomável - Assim é Minha Vida. Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz por Conduzindo Miss Daisy. Indicada ao Oscar por Tomates Verdes Fritos.
29 Jessica Lange, atriz americana. Ótima atriz que se entrega de corpo e alma aos seus personagens. Destaques: King Kong; O Show Deve Continuar; A Ocasião Faz o Ladrão; Gata em Teto de Zinco Quente (versão para TV); O Destino Bate à sua Porta; Crimes do Coração; Mulher Até o Fim; Cabo do Medo; A Noite e a Cidade; O Destino de uma Vida; Rob Roy – A Saga de uma Paixão; Segredo de Sangue; A Vingança de Bette; Titus; Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas e Flores Partidas. Indicada ao Oscar por Frances; Minha Terra, Minha Vida; Um Sonho, uma Lenda e Muito Mais que um Crime. Venceu com Céu Azul. Oscar de atriz coadjuvante por Tootsie. Indicada ao Globo de Ouro por Frances; Minha Terra, Minha Vida; Muito Mais que um Crime e Terras Perdidas. Venceu com Céu Azul e Um Bonde Chamado Desejo (atuação perfeita). Globo de Ouro de atriz coadjuvante por Tootsie.
28 Anjelica Huston, atriz americana. Atriz de grande presença nas telas. Filmes com mais destaque: Hamlet de 1969, Um Estranho no Ninho, O Destino Bate à Sua Porta, Jardins de Pedra, Crimes e Pecados e Um Misterioso Assassinato em Manhattan (dois ótimos filmes de Woody Allen), Convenção da Bruxas, O Jogador, Para Sempre Cinderela, Agnes Browne – O Despertar de uma Vida (como atriz e diretora), Os Excêntricos Tenenbaums, As Bruma de Avalon, A Vida Marinha de Steve Zissou. Premiada pela primeira vez com o filme Os Vivos e os Mortos. Indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante por A Honra do Poderoso Prizzi e Inimigos – Uma História de Amor. Indicada ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante por Acerto Final e de melhor atriz por A Família Addams 1 e 2. Sua melhor atuação até agora foi no ótimo filme de Stephen Frears, Os Imorais. Por esse filme foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz.
27 Cate Blanchett, atriz australiana. Excelente atriz, queridinha da crítica. Destaques para: Oscar e Lucinda; Um Canto de Esperança; Um Marido Ideal; Alto Controle; O Talentoso Ripley; O Dom da Premonição; O Senhor dos Anéis 1,2 e 3; Charlotte Gray – Paixão Sem Fronteiras; Paraíso; Sobre Café e Cigarros; A Vida Marinha com Steve Zissou; Sob o Efeito da Água; Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e O Curioso Caso de Benjamin Button. Indicada ao Globo de Ouro por O Custo da Coragem, Vida Bandida e Elizabeth - A Era de Ouro. Indicada a atriz coadjuvante por O Aviador e Notas Sobre um Escândalo. Venceu com Não Estou Lá. Indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por Notas Sobre um Escândalo e Não Estou Lá. Venceu com O Aviador. Indicada como atriz principal por Elizabeth - A Era de Ouro. Oscar e Globo de Ouro por Elizabeth.
26 Kate Winslet, atriz inglesa. Destaques para: Almas Gêmeas; Paixão Proibida; Hamlet; O Expresso de Marrakesh; Contos Proibidos do Marquês de Sade; A Vida de David Gale; Em Busca da Terra do Nunca; Romance & Cigarros; A Grande Ilusão; O Amor Não Tira Férias e Um Louco Apaixonado. Indicada ao Oscar por Titanic (comovente); Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Pecados Íntimos. Venceu com O Leitor (magnífica). Indicada a Coadjuvante por Razão e Sensibilidade e Íris. Indicada ao Globo de Ouro por Titanic; Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e Pecados Íntimos. Venceu com Foi Apenas um Sonho. Indicada a coadjuvante por Razão e Sensibilidade e Íris. Venceu com O Leitor.
Só um detalhe: A Nicole Kidman é australiana.
ResponderExcluirDo mais, muito boa sua lista.
Abçs