quinta-feira, 24 de junho de 2010

Like a Virgen


Vi, recentemente, Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992), pela primeira vez, e é muito interessante ver o filme que lançou Tarantino (esse é seu segundo filme, o primeiro, super tosco, está disponível na internet, chama-se My Best Friend Birthday, de 1987, com 36min.) depois de ter visto obras mais sofisticadas dele. O filme é tipo um policial barato, lembrando aquelas séries de TV da década de 80, só que muito bom. O diálogo (politicamente incorreto ao se referir aos negros, falo politicamente incorreto porque não consegui identificar racismo ali e toda a obra de Tarantino o mostra dando destaque importante aos negros e sua cultura) é delicioso e, também, o ponto alto do filme. O melhor desse dialogo está logo na abertura, na sequência da lanchonete; já é muito conhecida a discussão em torno dos significados das musicas de Madonna. Os personagens do diretor são muito verossímeis porque discutem questões humanas; por mais prosaicas que sejam, são humanas; eles discutem assuntos que nós mesmos discutimos, aquelas “besteiras” que surgem em cada roda amigos; os personagens aqui não seguem apenas o texto linear para dar um sentido à ação praticada; há um belo roteiro e também há falas soltas que não tem haver com a história, mas tem muito haver com a vivência dos personagens. Ainda por cima, esse diálogo é dito por um time maravilhoso de atores que parecem ter sido escolhidos a dedo. Saber que o diretor não fez faculdade de cinema, mas que era balconista de locadora é maravilhoso; quantos de nós não temos amigos que trabalham em locadora e manjam muito de cinema e não são cineastas apenas por falta de oportunidade? Tarantino é um cinéfilo e assim filma, isso causa muita identificação nos seus fãs, que vêem na tela coisas que sempre quiseram ver em filmes e que só o Tarantino faz e com muito brilho. Os elementos tarantinescos já estão aqui: as reviravoltas cronológicas, o bom uso da trilha sonora e a cruenta violência. O final abrupto encerra um filme que marcou o início da carreira de um dos grandes diretores do cinema que, pela idade e pelo que já mostrou, certamente ainda nos dará muitas obras-primas. 

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